Depois de uma desgastante e longa batalha judicial e de anos de espera, o seu processo virou precatório. Mas, afinal, o que isso significa? Será que é possível realizar a sua venda e antecipar o recebimento do valor?
Essa é uma dúvida comum entre os credores que pretendem passar os seus precatórios adiante e sair da fila de espera. Se esse é o seu caso, continue lendo o artigo para entender melhor sobre esses direitos e o que pode fazer com eles.
O que são precatórios?
O precatório é o reconhecimento da possibilidade de uma pessoa ou empresa receber uma dívida de um órgão da administração pública e convertida em títulos que podem ser vendidos para terceiros. É uma situação comum nas vendas a prazo e tem uma relação direta com a movimentação do fluxo de caixa das empresas.
É uma requisição de pagamento na qual a Fazenda Pública foi condenada em processo judicial a pagar. O problema é que existe ainda uma demora significativa para pagar. Por exemplo, o estado de São Paulo, que deveria pagar seus precatórios ainda com 15 anos de atraso até 2024, já teve um adiamento até 2029.
Ou seja, há sempre uma longa espera que nem todos os credores estão dispostos a enfrentar. Por esse motivo, a venda de precatórios é considerada uma possibilidade, mas o mesmo pode acontecer com os direitos?
É possível vender um precatório?
Sim. Não apenas é possível vender um precatório como essa é a melhor opção para se ter acesso à indenização mais rapidamente. A demora é real e o tempo de esperar pode chegar a 20 anos.
Vender seu precatório pode ser uma oportunidade para antecipar o valor e resolver os seus problemas. A decisão de vender, no entanto, nunca deve ser feita por impulso. É fundamental que a empresa compradora tenha experiência no ramo e seja idônea.
Um precatório é adquirido em deságio. Isso quer dizer que a compradora vai fazer uma oferta de valor menor que o total da indenização. Mesmo com o desconto, a vantagem de ter acesso mais rapidamente ao dinheiro torna-se mais atrativa.
Na D. Andrade, o processo é analisado cuidadosamente para lhe oferecer a melhor proposta do mercado. Você recebe o dinheiro de imediato, no ato da assinatura em cartório, e pode usá-lo para o que desejar.
A compra de precatórios é vantajosa para as empresas que podem utilizá-los na compensação tributária de companhias devedoras ao Estado e também podem ser adquiridos por investidores interessados em rendimentos a longo prazo.
Como funciona a venda de um precatório?
A venda é simples. No primeiro estágio, você entra em contato com a empresa para entender melhor como funciona a venda, quais são os prazos e as suas garantias. A seguir, recebe a orientação de enviar documentos pessoais e aqueles relacionados com o processo para serem analisados pelos especialistas.
Os advogados da D. Andrade fazem uma análise minuciosa para entender se o processo está regularizado, se pode ser vendido e todas as etapas pelas quais ele já passou. Disponibilizamos um especialista para acompanhar todo o seu caso, do início ao fim, e ele estará sempre a postos para responder a qualquer dúvida que surgir.
Depois de todos os dados recolhidos, a nossa equipe elaborará uma proposta de compra. Esse valor será definido com base na situação do seu precatório, tempo de espera e possíveis critérios de prioridade. A nossa expertise faz com que sejamos capazes de fazer ofertas verdadeiramente interessantes para os credores.
Caso você aceite a proposta, o acordo será oficializado em cartório. No ato da assinatura, o crédito ficará disponível integralmente para você investir da melhor forma possível. Esse registro transmite mais segurança e garante que você consulte todas as informações relacionadas com a transação sempre que necessário.
Como você pode notar, todo esse processo de compra e venda é bastante simples. No entanto, a cessão deve ser conduzida com todo o cuidado e transparência. Escolha sempre uma empresa que ofereça garantias e mostre disponibilidade em prestar esclarecimento sobre todas as fases da venda.
Com a D. Andrade, você realiza a sua venda com segurança. Fale com os nossos especialistas e venda o seu direito creditório sem medo!