Precatório é uma ação judicial proposta por funcionários públicos e terceiros contra Municípios, Estados ou União, cuja ação transitou em julgado (não há mais recursos), e há ordem judicial para pagamento.
Quando alguém entra na Justiça contra o governo federal, estadual ou municipal por algum motivo, essa ação vai sendo julgada até chegar à última instância, em um processo que pode levar anos.
Quando o governo perde e não pode mais recorrer, as ações tornam-se transitadas em julgado.
Com isso, o valor que a Justiça manda o governo pagar vira um precatório.
Ao entrar com uma ação contra o Governo, inicia-se a chamada fase de conhecimento. É nessa etapa que o advogado representante apresenta ao juiz as razões que provam seu direito à indenização.
Feito isso, o juiz determina a sentença a favor ou não do Autor do Processo.
Mesmo que o governo aceite a decisão judicial, o processo é enviado para análise do Tribunal de Justiça de segunda instância para revisão obrigatória da sentença dada pelo juiz na primeira instância.
O processo ainda pode passar pela revisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), se estiver ligado a uma lei. Quando está relacionado à Constituição, quem revisa é o Supremo Tribunal Federal (STF). Aqui já iria para a terceira instância.
Após passar pelas instâncias cabíveis, a decisão final é tomada. Depois disso, o processo transitará em julgado - Governo não pode mais entrar com recursos para reavaliar seu direito de receber a indenização.
Nessa fase, chega-se ao valor a ser recebido. É aqui que o advogado irá expor o valor da indenização devida ao autor, e que dará origem ao precatório. Além disso, são calculados os honorários advocatícios de sucumbência, a serem pagos pelo Governo para o advogado.
Após a expedição do precatório, o Ente Público devedor (União, Estado ou Munícipio) separa o orçamento para efetuar o depósito. O processo receberá número de ordem cronológica para pagamento. A lei determina que precatórios expedidos até 1º de julho devem ser pagos até o final do ano seguinte. Caso o precatório seja expedido após essa data, será pago no ano subsequente... Porém, a ordem cronológica não é respeitada, resultando em longos anos de espera.
Após entender o caminho do precatório, é importante frisar que este processo pode levar muito tempo, podendo chegar a décadas até que o dinheiro seja efetivamente depositado na sua conta.
A D.Andrade te ajuda a ter o valor em mãos rapidamente, antecipando o seu precatório, sem que você tenha que esperar longos anos pelo Governo.
Fonte: CNJ/Conselho Nacional da Justiça – Mapa Anual dos Precatórios 2020
Como estamos tratando de derivado de processo judicial e de situações públicas burocráticas sem interesse direto do Governo (União, Estado, Município), temos dois motivos principais para a demora no pagamento dos precatórios, os atrasos processuais e os atrasos nos pagamentos públicos.
Além dos processos judiciais durarem longos anos, o Ente Devedor (Municípios, Estados ou União) não respeita a Ordem Cronológica de pagamento, o que resulta em longos anos de espera.
Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, a dívida total do Brasil em precatórios é de 194.7 bilhões.
Nosso diferencial é que você recebe o valor combinado à vista, no mesmo ato em que assinar o contrato de cessão de crédito em cartório. O valor será depositado na sua conta bancária, conferimos na hora com você.
Se livre da longa fila de espera do Governo para pagamento de seu precatório. Hoje, o Estado de São Paulo está pagamento precatórios do ano de 2005, ou seja, quase 20 anos de espera.
Com a antecipação do valor do seu precatório, você terá a liberdade de investir da forma que bem entender.
Seja para ajudar os filhos a se formarem na faculdade, reformar a casa ou comprar o carro dos seus sonhos… A antecipação do seu precatório permitirá que você tire seus projetos do papel.
O percentual de famílias com dívidas bate recordes a cada ano. Não deixe as dívidas acumularem juros e mais juros, com a D.Andrade você antecipa o seu precatório com agilidade e segurança.
Nós cuidamos para que o processo de negociação seja 100% seguro e transparente, desde a análise até o recebimento do dinheiro. Além disso, a compra e venda de precatório está prevista no Artigo 100, Parágrafos 13 e 14 da Constituição Federal de 1988.
Precatório é um crédito judicial
Precatórios são requisições de pagamento expedidas pelo Judiciário para cobrar de municípios, Estados ou da União, assim como de autarquias e fundações, o pagamento de valores devidos após condenação judicial definitiva.
Ganhou um ação contra o Estado
Precatórios são requisições de pagamento expedidas pelo Judiciário para cobrar de municípios, Estados ou da União, assim como de autarquias e fundações, o pagamento de valores devidos após condenação judicial definitiva.
Ganhou uma ação contra o Município
Precatórios Municipais são aqueles nos quais a origem da causa é contra a administração de algum dos mais de 5500 Municípios brasileiros ou alguma de suas instituições.
Ganhou uma ação contra a União
Precatório federal é o que tem como origem uma causa contra o Governo Federal ou alguma de suas instituições (ou autarquias).
A antecipação de um precatório pode ser feita de forma rápida, clara e objetiva, a escolha da empresa onde o seu precatório será negociado é fundamental!
Para uma boa decisão é preciso considerar e estar assessorado por uma empresa com experiência no mercado de precatórios.
A D.Andrade é líder de mercado e especialista no assunto, ao nos escolher para essa operação você está sendo contemplado por idoneidade, segurança e experiência.
Quer vender seu precatório? Entre em contato conosco! Estamos à disposição para auxiliá-lo na antecipação do seu precatório.
Nosso diferencial é que você recebe o valor combinado à vista, no mesmo ato em que assinar o contrato em cartório. O dinheiro cai na sua conta, conferimos na hora com você.
Esperando pelo pagamento do Governo, existe uma fila de espera enorme. Hoje, o Estado de São Paulo está pagamento precatórios do ano de 2005, ou seja, quase 20 anos de espera.
A inflação gerada pela má administração do Governo, tira o poder de compra da nossa moeda. Antecipando o seu precatório, você pode investir esse dinheiro em diversas aplicações rentáveis.
Seja para ajudar os filhos a se formarem na faculdade, reformar a casa ou comprar o carro dos seus sonhos... A antecipação do seu precatório permitirá que você tire seus projetos do papel.
Esperando pelo pagamento do Governo, existe uma fila de espera enorme. Hoje, o Estado de São Paulo está pagamento precatórios do ano de 2005, ou seja, quase 20 anos de espera.
A inflação gerada pela má administração do Governo, tira o poder de compra da nossa moeda. Antecipando o seu precatório, você pode investir esse dinheiro em diversas aplicações rentáveis.
Rua Verbo Divino, 2001 Torre B - Conj. 1007
Chácara Santo Antônio São Paulo-SP | CEP 04719-002
Rua Verbo Divino, 2001 Torre B - Conj. 1007 Chácara Santo Antônio
São Paulo-SP | CEP 04719-002
Rua Verbo Divino, 2001 Torre B - Conj. 1007
Chácara Santo Antônio São Paulo-SP | CEP 04719-002